Entrar | Inscrever-se

  Início


  Pesquisa


  Equipe


  Resultados


  Contato


  Links


Resumo Introdução Metodologia Conclusão Bibliografia


Bibliografia

ARAÚJO, L. B. Sociabilidade no assentamento rural de Santana: terra e trabalho na construção do ser social. Fortaleza: UFC, 2006. Tese (Doutorado em Educação).

AUED, B. W., VENDRAMINI, C. R., FIOD, E. G. M., CONDE, S. F. Retratos do MST (ligas camponesas e movimento dos trabalhadores rurais sem terra). Florianópolis: Cidade Futura, 2005.

BAHNIUK, Caroline. Educação, trabalho e emancipação humana: um estudo sobre as escolas itinerantes dos acampamentos do MST. Florianópolis, UFSC, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação).

BONAMIGO, C. A. Pedagogias que brotam da terra: um estudo sobre práticas educativas do campo. Porto Alegre, UFRGS, 2007. Tese (Doutorado em Educação).

BONAMIGO, C. A. O trabalho cooperativo como princípio educativo: a trajetória de uma cooperativa de produção agropecuária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação).

BONAMIGO, C. A. Pra mim foi uma escola... o princípio educativo do trabalho cooperativo. 2.ed. Passo Fundo: UPF, 2002.

BONAMINO, A. et al. Educação-Trabalho: uma revisão da literatura brasileira das últimas duas décadas. Cadernos de Pesquisa, n.84, fev.1993, p.50-62.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000.

CANÁRIO, Rui. (Org.) Formação e situações de trabalho. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2003.

CANÁRIO, Rui. Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: EDUCA; ANEFA, 2000.

CANÁRIO, R., ALVES, N., ROLO, C. Escola e exclusão social. Lisboa: EDUCA; Instituto de Inovação Educacional, 2001.

CARVALHO, Horácio M. As contradições internas no esforço de cooperação nos assentamentos de reforma agrária do MST (período 1989-1999). In: CONCRAB. A evolução da concepção agrícola do MST (1989 a 1999). São Paulo, ago. 1999. (Caderno de Cooperação Agrícola, 8).

CAVACO, Carmem. Aprender fora da escola: percursos de formação experiencial. Lisboa: EDUCA, 2002.

CASTRO, R. P. Novamente sobre a questão do trabalho. In: Trabalho Necessário. Revista Eletrônica do NEDDATE, jun. 2003. www.uff.br/trabalhonecessário.

CASTRO, R. Escola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economia. Revista Perspectiva, Florianópolis: UFSC/CED/NUP, v. 22, n.1, p. 79-92, jan./jun. 2004.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Disponível em www.cpt.org.br. Acesso em 06 de março de 2008.

CONCRAB. A evolução da concepção agrícola do MST (1989 a 1999). São Paulo, ago. 1999. (Caderno de Cooperação Agrícola, 8).

CHRISTOFFOLI, P. I. O desenvolvimento de cooperativas de produção coletiva de trabalhadores rurais no capitalismo: limites e possibilidades. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná/UFPR, Curitiba, 2000.

CONCRAB. A evolução da concepção agrícola do MST (1989 a 1999). São Paulo, ago. 1999. (Caderno de Cooperação Agrícola, 8).

DALMAGRO, S. L. Trabalho, coletividade, conflitos e sonhos: a formação humana no Assentamento Conquista na Fronteira. Florianópolis: UFSC, Dissertação em Educação, 2002.

DALMAGRO, S. L. O trabalho na pedagogia do MST. In: VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação em movimento na luta pela terra. Florianópolis: NUP/CED, 2002a, p. 133-152.

DAL RI, N. M.; VIEITZ, C. G. A educação do Movimento dos Sem Terra. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 26, 2004.

DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO. Educação em Revista. Belo Horizonte, Faculdade de Educação da UFMG, n. 33, jun. 2001.

FABRINI, J. E. A resistência camponesa nos assentamentos dos sem-terra. Cascavel: Edunioeste, 2003. (Coleção Thésis).

FIOD, E.G. Mitos educacionais e desigualdade social. Florianópolis, 2006. Texto digitado.

GRADE, M. MST: luz e esperança de uma sociedade igualitária e socialista. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. (Dissertação de Mestrado em Geografia).

LEANDRO, J. B. Curso técnico em administração de cooperativas do MST: a concepção de educação e a influência na Fazenda Reunidas de Promissão/SP. Campinas, UNICAMP, 2002. Dissertação (Mestrado em Educação).

LUXEMBURGO, R. Os sindicatos, as cooperativas e a democracia política. In: Reforma ou revolução? São Paulo: Global, 1986.

MACHADO, I. F. A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação omnilateral. 2003. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Campinas, 2003.

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARX, K. O 18 Brumário de Louis Bonaparte. 1869. In: MARX, K., ENGELS, F. Obras escolhidas. Lisboa: Edições “Avante!”; Moscovo: Edições Progresso, 1983. Tomo I.

MARX, K. Mensagem inaugural da Associação Internacional dos trabalhadores. 1864. In: MARX, K., ENGELS, F. Obras escolhidas. Lisboa: Edições “Avante!”; Moscovo: Edições Progresso, 1983. Tomo II.

MARX, K. Crítica ao Programa de Gotha In: MARX, K; ENGELS, F. Obras escolhidas. Lisboa: Edições “Avante!”; Moscovo: Edições Progresso, 1985, p. 5-30, Tomo III.

MARX, K. O trabalho alienado. 1844. In: FERNANDES, F. (Org.) Marx, Engels: história. 3.ed. São Paulo: Ática, 1989MÉSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Trad. De Ana Cotrim e Vera Cotrim. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARTINS, A. F. G. Potencialidades transformadoras dos Movimentos Camponeses no Brasil Contemporâneo: as comunidades de resistência no MST. São Paulo, PUC, 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais).

MENEZES NETO, A. J. Além da terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST. Rio de Janeiro: Quarter, 2003.

MENEZES NETO, A. J. Além da terra: a dimensão sociopolítica do projeto educativo do MST. São Paulo, USP, Tese (Doutorado em Educação).

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. Trad. de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.

MESZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

MESZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo C. Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial; Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

MOHR, N. E. R. Formação para o trabalho no contexto do MST. Florianópolis, UFSC, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação).

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Assentamentos do MST 2004. Disponível em www.mst.org.br. Acesso em 19 de outubro de 2007.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista. O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

PEDRAZZANI, G. S. Criação e Falência de Cooperativa no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra de Santa Catarina: quando a solução vira problema. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política)-Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Florianópolis, 2006.

RECK, J. A consciência política dos cooperados do MST: o caso da COOPAC – Campo Verde. Campinas, UNICAMP, 2005. Tese (Doutorado em Educação).

RIBEIRO, M. Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa. Revista Perspectiva, Florianópolis: UFSC/CED/NUP, v. 22, n.1, p. 167-194, jan./jun. 2004.

RIBEIRO, M. Formação cooperativa e educação escolar: realidades que se complementam ou se contrapõem? In: VENDRAMINI, C. R. (Org.) Educação em movimento na luta pela terra. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2002, p. 91-110.

RUSCHEL, V. B. Cooperação e Trabalho na Escola do MST: a Cooperativa dos Estudantes da Escola agrícola de 1º grau 25 de maio. Florianópolis, UFSC. Dissertação (Mestrado em Educação), 2001.

RUSCHEL, V. B. Pedagogia da organização coletiva: a cooperativa dos estudantes da Escola Agrícola 25 de maio. In: VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação em movimento na luta pela terra. Florianópolis: NUP/CED, 2002, p. 111-131.

SILVA, R. M. L. A dialética do trabalho no MST. Rio de Janeiro, UFF, 2005. Tese (Doutorado em Educação).

SIZANNOSKI, R. O Novo dentro do Velho: Cooperativas de Produção Agropecuária do MST (Possibilidades e limites na construção de outro coletivo social). Florianópolis, UFSC – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, 1998. Dissertação.

SOUZA, M. A. Educação e movimentos sociais do campo: análise do conteúdo das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, 2006a. Relatório parcial de pesquisa.

SOUZA, M. A. A pesquisa sobre a educação e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos programas de Pós-Graduação em Educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, v. 12, n.36, p. 443- 461, set/dez 2007.

SOUZA, M. A. Educação e cooperação nos assentamentos do MST. Ponta Grossa: UEPG, 2006.

SOUZA, M. A. As formas organizacionais de produção em assentamentos rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST. Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, 1999. Tese (Doutorado em Educação).

SHIROMA, E O.; CAMPOS, R. F. Qualificação e reestruturação produtiva: um balanço das pesquisas em educação. Educação e Sociedade, Campinas, n.61 (número especial), 1998, p. 13-35.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Trad. de Denise Bottmann. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1987. 3 v.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros (uma crítica ao pensamento de Althusser). Trad. de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

TIRIBA, L. & PICANÇO, I. (orgs.) Trabalho e educação: arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia popular. Rio de Janeiro: Idéias e Letras, 2004.

TITTON, M. Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades. Salvador, UFBA, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação).

TREIN, E.; CIAVATTA, M. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. Revista Brasileira de Educação, Set/Out/Nov/Dez 2003 n. 24.

TURCATTO, S. M. A pedagogia do trabalho coletivo no MST: limites e possibilidades do trabalho no assentamento Conquista na Fronteira. Rio de Janeiro, UFF, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação).

VENDRAMINI, C. R. Terra, Trabalho e Educação: experiências sócio-educativas em assentamentos do MST. Ijuí: Ed UNIJUÍ, 2000. (Coleção ciências sociais).

VENDRAMINI, C. R. Consciência de Classe e Experiências Sócio-Educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. São Carlos, UFSCAR, 1997. Tese (Doutorado em Educação).

Desenvolvido por Favacafé